Menu

Ornette Coleman no “Jazz em Agosto”

kb_41.jpg

Finalmente poderei assistir a isto.

A programação deste ano, que decorre sob o lema “Pianos, baixos, tubas e vozes”, está organizada em dois blocos, de 3 a 5 e de 9 a 11 de Agosto, com a abertura a cargo de um trio de músicos inovadores, Muhal Richard Abrams, George Lewis e Roscoe Mitchel.

Rui Neves, director artístico do festival, referiu à Lusa que os concertos de abertura e de encerramento, este último com um dos nomes grandes do jazz, Ornette Coleman, são os pontos altos desta edição. Considerado um dos grandes inovadores do movimento de free jazz dos anos 1960, Coleman, 77 anos, recebeu recentemente o Prémio Pulitzer de Música 2007.

Esta será a quarta vez que Ornette Coleman actua em Portugal, depois de ter participado no Cascais Jazz em 1971, no Jazz em Agosto em 1988 e de concertos nos Coliseus de Lisboa e Porto com o seu agrupamento em 1996.

O quinteto Ornette Coleman integra, para além deste músico, Tony Falanga (contrabaixo), Charnett Moffet (contrabaixo), Al Macdowell (baixo eléctrico) e Ornette Denardo Coleman (bateria). Esta edição do festival integra 11 concertos à volta do tema “Pianos, baixos, tubas e vozes” que pretendem “chamar a atenção para os instrumentos, que são em si próprios a música”, segundo Rui Neves.

Ornette Coleman

Eneida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: