James Brown, o “Papa” do Soul

 

jb1.jpg

Morreu hoje o Rei, aos 73 anos, num hospital de Atlanta, nos Estados Unidos.
O lendário cantor norte-americano faleceu no Hospital Emory Crawford Long, onde tinha dado entrada, ontem, na sequência de uma forte pneumonia.

James Brown, conhecido também como ‘Mr. Dinamite’, nasceu dia 3 de Maio de 1928 em Macon, Geórgia, nos EUA. Foi registado? Sim, 3 anos depois. Viveu, desde muito pequeno, com uma tia (Minnie) que comandava um prostíbulo. Isto obrigou-o a desempenhar desde a adolescência todo o tipos de trabalhos.
Frequentou uma das poucas escolas para negros que existíam na época. Alguns professores primários incentivaram-no a desenvolver as suas habilidades para o canto. As dificuldades económicas em que vivia foram, porém, seus principais incentivos. As melodias religiosas foram sua primeira influência. Evoluiu em corais da igreja ou cantando para alegrar soldados que passavam pelo local. As primeiras músicas que compôs já demonstravam a mistura entre o Gospel e o Blue, daí as suas combinações de dramáticas performances no palco o terem transformado num dos maiores sucessos do Showbizz.

Sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da de 1960. Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no activismo em favor dos negros e dos pobres.

  • I Got You (I Feel Good) , I Got You – 1966

Entre incentivos dançantes e a voz grosseira cheia de entre linhas, este homem fez milhões de pessoas cantar em seu nome, ao seu som e continuará fazendo. Deixou legado “suficiente”.

Get up offa that thing,
and dance ‘till you feel better…

Quando conseguir, juro que farei uma espargata em sua homenagem!

James Brown

Eneida

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s